PROJETOS RESIDENCIAIS

Casa Quitandinha, 125m2 - Quitandinha, PR, Brasil - inverno/2020


Histórico do projeto. Projeto de uma residência de recreios de finais de semana.

Conceito do projeto. Uma residência que se destina como um refugio do dia-a-dia da cidade, um local onde possa reunir os familiares e amigos para um almoço ou um final de tarde. Lugar para ter os momentos de pescaria no tanque da propriedade, de trilhas de bicicleta e motocross.


Resolução arquitetônica. Implantar a parte social da casa virada para o tanque e em um segundo corpo colocar os dormitórios voltados para Norte e Leste.



















Residência Agostina, 670m2 - Curitiba, PR, Brasil - inverno/2019




Histórico do projeto. Projeto de duas residências em uma esquina de faces sudeste e sudoeste.

Conceito do projeto. Uma residência ampla e outra com metragem moderada para um casal recém-casado da mesma família.  Deixando a possibilidade de ser possível vender futuramente uma das residências independentemente da outra para terceiro. Com linhas contemporâneas e discretas.

Resolução arquitetônica. Após inúmeras tentativas chegou-se a solução de se propor uma única edificação que pudesse abrigar ambas as residências. No subsolo localizou-se duas vagas de garagem, um estúdio musical e uma adega para a primeira residência. O térreo destinou-se a outra residência com três dormitórios um deles suíte e duas vagas de garagem e jardim exclusivo. Ainda no térreo existe um hall de acesso compartilhado por ambas residências com uma escultura e pequeno jardim que dá acesso ao hall do elevador. No superior está a residência de amplas dimensões com três suítes estar/jantar com lareira um belíssimo jardim de inverno. No terraço por fim destinou-se uma área de lazer compartilhada oferecendo o espaço grill/gourmet, lounge com lareira externa e deck para tomar sol.


















Residência Tingui, 560m2 - Curitiba, PR, Brasil - outono/2007


Histórico do projeto. Projeto desenvolvido em co-autoria com o escritório REALIZA arquitetura.

Conceito do projeto. Residência para um jovem casal que têem os seus escritórios em casa, pretende ter filhos, gostam de receber amigos e não abrem mão da segurança e privacidade.

Resolução arquitetônica. A proposta foi construir uma residência de alto padrão com piscina aquecida, sauna, espaço grill gourmet, 2 escritórios, 5 suítes, hidromassagem, piso aquecido, ar-condicionado e aquecimento de água central. Todo esse conforto conciliado a uma linguagem arquitetônica contemporânea.

























Residência Passaúna, 420m2 – Campo Largo, PR, Brasil - verão/2012


Histórico do projeto. Desenvolver para a Incorporadora Siqueira lançar o seu primeiro empreendimento.
Conceito do projeto. Fazer uma residência com 4 suítes e dependências de empregada em sistema de pilotis em um lote de declividade acentuada próximo da represa do Passaúna, anteriormente já estudado.
Resolução arquitetônica. Atendendo a exigência da incorporadora, um sistema de pilotis sustentam duas lajes que mantêm todo o programa arquitetônico afastado do solo. Preservando o perfil natural e a permeabilidade do terreno. Os setores social e intimo distribuídos nos dois pavimentos ficou voltado para a vista aprazível da represa.















Residência de praia, 600m2 - Itapoá, SC, Brasil - inverno/2006



Histórico do projeto. Residência projetada em co-autoria com a arqª. Poliana M. Santos para um casal que passaria a residir no litoral catarinense.
Conceito do projeto. Construção destinada ao lazer, descanso e recepção de filhos e amigos. Priorizando a vista pro mar do lado esquerdo do lote.

Resolução arquitetônica. O cliente tinha o desejo de contemplar o mar de dentro das piscinas. Para chegar a esse resultado criou-se um “jardim suspenso” no superior integrando a piscina, a vista e o restante da residência. Ficou no térreo uma grande sala, garagem e áreas técnicas.









Residência Passaúna, 520m2 - Campo Largo, PR, Brasil - inverno/2009


Histórico do projeto. Projeto para ser construído pela construtora RETON, investidora e parceira.

Conceito do projeto. Fazer uma residência com uma ampla área de lazer em um terreno à beira da represa do Passaúna com declividade de 30%.


Resolução arquitetônica. Estabeleceu-se dois platôs intermediários, no primeiro localizou-se a garagem e a área de serviço, imediatamente acima a área social conjugada com a cozinha. No outro platô foi destinado à um grande salão com churrasqueira ligado à piscina e varanda voltada para bela vista da represa, logo acima o setor intimo com três dormitórios com sacada, mas acima um amplo terraço que se interliga com o setor social.




Residência José Tomasi, 480m2 – Curitiba, PR, Brasil - outono/2011




Histórico do projeto. Proposta de ampliação de uma residência.
Conceito do projeto. Criar uma ampla área de lazer e piscina com a maior insolação possível.
Resolução arquitetônica. No superior foi relocado os dormitórios e ainda uma suíte master todos com sacadas. No térreo ficou o salão de festa com  espaço grill/gourmet,  jogos e sala de estar com lareira de 51m2. Por ter um telhado com inclinação elevada pudemos aproveitar os 33m2 de sótão como uma sala íntima com banheiro e terraços.

















Residência Vista Verde, 600m2 - Curitiba, PR, Brasil - primavera/2012



Histórico do projeto. Dentro de um condomínio propor uma residência em um lote com frente para três ruas internas.
Conceito do projeto. Implantar uma residência discreta na paisagem que preserve o maior numero de Araucárias.
Resolução arquitetônica. Aproveitando a aclividade acentuada implantou o subsolo semi-enterrada com acesso de veiculo pela rua mais baixa abrigando 6 vagas de garagem. No pavimento térreo, no nível das outras duas ruas, dá-se o acesso principal por uma varanda que liga ao amplo estar com lareira. Neste pavimento ainda contamos com 2 suítes com saída para um deck suspenso, 1 suíte máster com sacada, home-office e uma grande sala de jantar interligada com espaço grill e copa/cozinha. Da sala de jantar e do home-office temos acesso a outro deck suspenso que tem uma bela vista para uma Araucária centenária e para sugerir a contemplação foi proposto bancos formando uma pequena praça particular com lareira. No mezanino que fica sobre o estar, localizou-se a sala intima com sacada e banheiro.
















Residência do bosque, 500m2 - Curitiba, PR, Brasil - primavera/2008



Histórico do projeto. Projeto com características singulares implantado em um bosque de 1.175m2, realizado em parceria com o arq. Luis G. Loewenthal.

Conceito do projeto. Projetar uma residência com uma grande área para praticar Yoga e culinária Ayurvédica com o privilegio de estar inserido em um bosque com Araucária no bairro de Santa Felicidade.

Resolução arquitetônica. A implantação foi determinada no quadrante posterior direito para preservar o maior numero de Araucárias. A plástica foi inspirada na arquitetura vernacular dos colonos italianos que se instalaram no bairro em 1872 e utilizavam telhados com quebra na inclinação e nos exemplares da arquitetura Modernista da cidade com os seus telhados em “asa de borboleta”.

Utilizou-se materiais de revestimento externo com aspectos rústicos para integrar a essa atmosfera bucólica.








Residência Beira Rio, 200m2 – Curitiba, PR, Brasil - primavera/2015


Histórico do projeto. Em um terreno embora bem localizado, próximo ao principal parque da cidade, mas com um aproveitamento restrito por estar à beira de um córrego.
Conceito do projeto. Utilizar o pouco que restou fora das restrições legais para implantar uma residência com o máximo de aproveitamento.
Resolução Arquitetônica. Ao afastar 30m da margem do córrego (APP) e 5m do início do terreno (recuo obrigatório), resultou em uma área trapezoidal retangular de bases 4,9m e 2,5m com o lado (frente do lote) de 15m.
solução tomada foi localizar a escada no lado 2,5m ajustando-a à área resultante e o restante do programa no lado maior. Com isso foi possível fazer 3 dormitórios um deles sendo suíte, sala, copa-cozinha conjugados e garagem.









Residência Devocional, 110m2 – Curitiba, PR, Brasil - outono/2013



Histórico do projeto. Um jovem casal solicitou para projetar uma residência térrea em um lote de 6m de frente e 30m de comprimento.
Conceito do projeto. Propor uma residência térrea econômica com 2 dormitórios.
Resolução arquitetônica. Recuou-se a residência para localizar a vaga de garagem na frente fora do recuo obrigatório de 5 metros determinado pela prefeitura local.
Uma entrada com varanda da acesso pelo estar que fica em um patamar acima do restante da residência.
O restante da planta é desenvolvida linearmente passando pelo jantar ligado a cozinha/lavanderia e ao jardim interno equipado com churrasqueira. O setor intimo fica mais ao fundo com um dormitório e por fim a suíte que tem uma varanda que dá para o jardim privativo.

















Residência Casagrande, 390m2 - Curitiba, PR, Brasil - inverno/2012




Histórico do projeto. Desenvolver uma ampliação significativa em uma residência de espaços pouco funcionais.
Conceito do projeto. Modernizar a copa/cozinha ligando à área social e criar duas grandes suítes.
Resolução arquitetônica. No pavimento térreo criou-se um hall com piano, estar/jantar com lareira, interligados à copa/cozinha com ares de espaço grill/gourmet. Ainda uma suíte mobiliada como Home-office e outra suíte de hospedes. No pavimento superior criou-se, então, uma suíte de mais de 30m2 e outra com closet de 17m2, sala de banho com outros 13m2 e por fim o dormitório de 27m2 ambas as suítes com terraços privativos e um terraço de uso comum de 43m2.










Residência na Cidade, 210m2 - Curitiba, PR, Brasil - verão/2012

 

Histórico do projeto. Localizado em um lote de dimensões reduzidas de um bairro predominantemente residencial.
Conceito do projeto. Em um espaço limitado de 60m2 determinado pelos recuos obrigatórios atender um programa arquitetônico de uma família com 2 filhos e vida social intensa.
Resolução arquitetônica. Projetou-se uma residência em 3 pavimentos onde o primeiro localizou a sala de estar/jantar, lavabo e a cozinha conjugada com a lavanderia. No pavimento intermediário 2 dormitórios e 1 suíte de casal. No último pavimento um salão de festas com saída para o terraço.











Residência Teffé425m2 – Curitiba, PR, Brasil - outono/2009




Histórico do projeto. Implantar uma residência em um terreno com declive acentuado, porem concentrar ao máximo o programa arquitetônico em um único pavimento.

Conceito do projeto. Havia o desejo de ter os dormitórios no mesmo pavimento do setor social com uma ampla sala de estar e jantar. Preservar livre ao máximo o lote para constituir um jardim nos fundos.

Resolução arquitetônico.  Tirando partido da declividade do terreno localizou-se a garagem, lavanderia e churrasqueira em um subsolo semi-enterrado ligados ao jardim dos fundos. No pavimento térreo ficou o setor social e os dormitórios ligados por um home-theater com lareira. Em um mezanino criou-se 1 semi-suíte de hospedes e 1 home-office .