PARTICIPAÇÕES EM CONCURSOS

Sede Administrativa Câmara Municipal/IAB-RS – Porto Alegre, RS, Brasil - primavera/2014


Histórico do projeto. Propor um novo prédio para abrigar as atividades administrativas do palácio legislativo. 
Conceito do projeto. Tivemos sempre em mente que o novo prédio estaria subordinado ao existente e traria, portanto, um alívio no seu programa, proporcionando em ter espaços mais qualificados para as atividades centrais do legislativo, artísticas e culturais incentivadas pela CMPA.
Resolução paisagística. Localizamos as áreas técnicas no 1º pavimento, logicamente ligados às áreas de carga e descarga e ao elevador de cargas. Projetamos um sistema binário de circulação de veiculo entre os prédios que atendeu tanto a necessidade de carga e descarga quanto ao embarque e desembarque. Neste pavimento o bloco de utilidades se integra ao novo prédio através de um tronco de utilidades que se refere a um eixo vertical onde concentra todas as infraestruturas.
No 2º pavimento onde se dá o acesso ao palácio pela Av. Clébio Sória propomos o seu prolongamento até o prédio administrativo chegando a um onde se espera fomentar ainda mais as exposições artísticas e culturais.
A partir do 3º pavimento o programa fica voltado às diretórias e suas atividades administrativas reforçando a ideia de prolongamento e subordinação ao prédio existente.
No terraço tratado como laje ajardinada existem espaços de convivência descoberta sombreada por pergolado, heliporto e área de apoio aos pilotos. A laje ajardinada também contribui com o controle térmico dos ambientes internos devido ao resfriamento evaporativo direto.





Nova Sede CREA-PR/IAB-PR - Curitiba, PR, Brasil - outono/2009


Histórico do projeto. Proposta para concorrer no Concurso Público Nacional de Arquitetura para escolher a Nova Sede do CREA-PR em Curitiba.

Conceito do projeto. A proposta é imprimir uma arquitetura de traços marcantes e volumes emblemáticos. Trazer aos usuários e funcionários surpresas espaciais e experiências contemplativas. A intenção de implantar um ecoedifício norteou a proposta com princípios de sustentabilidade conciliadas com estratégias bioclimáticas e cuidados para obter acessibilidade física adequada.


Resolução arquitetônica. Para a implantação adotou-se a postura de impactar o mínimo possível no terreno respeitando os parâmetros legais, condicionantes físicas e correto orientação das aberturas para condições ótimas de ventilação e iluminação natural. Após a implantação do edifício permanece no terreno mais de 25% de área permeável, com isso traz harmonia entre o espaço construído com o ambiente natural. Conferindo aos usuários o contato com áreas verdes proporcionando melhor saúde e bem estar.


O ecoedifício é organizado em linhas gerais em três volumes que se destacam na composição fazendo uma analogia simbólica ás três áreas que o CREA congrega: Engenharia, Arquitetura e Agronomia.





2º Prêmino Nacional de Pré-fabricados de Concreto/IAB-SP, ABCP, ABCIC - outono/2003


Histórico do projeto. Proposta para concorrer no 2ª Prêmio Nacional de Pré-fabricados de Concreto.

Conceito do projeto. Realizar projetos inovadores com peças de pré-fabricadas de concreto.

Resolução arquitetônica. A proposta consistiu em um centro comercial de 406,40 m2 composto por oito módulos de 50,80 m2 tendo como objetivo atender ao programa de comercio vicinal e serviços, porem podendo estender-se ao uso de escritórios, sede administrativa e serviço público.

Tem como seu partido arquitetônico uma solução em dois pavimentos compostos por módulos que são volumes puros contidos em um paralelepípedo com as arestas longitudinais convexas.

Os espaços internos do modulo são: uma loja de 49,12 m2 e um lavabo de 1,68 m2.

A estrutura é montada sobre uma fundação Radier, que como se sabe, exige ser feita em solo estável e firme em toda a sua extensão.

Quanto ao dimensionamento das peças pré-fabricadas foi levado em consideração as dimensões limites para viabilizar o transporte. Elas são acopladas por reentrâncias e saliências que verticalmente são protendidas e horizontalmente apoiadas. Também foi previsto canaletas que pelas quais passarão as instalações elétricas e hidráulicas obtendo assim um acabamento satisfatório. As peças são pintadas externamente com conservante à base de silicone e o piso interno é natural de concreto acabado e pintado.

Como os módulos são independentes, isso abre a possibilidade da construção ser paulatina de acordo com a demanda.