ENSAIOS ACADÊMICO

Edifício Comercial, 28.180m2 - Curitiba, PR, Brasil - primavera/2004


Histórico do projeto. Tema edifício comercial destinado a avaliação acadêmica na disciplina projeto de arquitetura III dirigida pelo professor arq. Milton Naigeboren.

Conceito do projeto. Complexo comercial localizado na zona central da cidade de Curitiba conciliando galeria de lojas com uma torre de salas comerciais, explorando ao máximo o potencial construtivo coeficiente 5.

Resolução arquitetônica. Terreno localizado à praça Santos Andrade de 4.500m2 com acesso pelas ruas Amintas de Barros e rua 13 de maio com ventos predominantes no quadrante N-L e relevo plano. No subsolo localizou-se a garagem com mais de 115 vagas.

Nos 3 pavimentos do embasamento propôs-se 24 lojas, 1 sala de cinema e ampla praça de alimentação com terraço

A torre tem como partido uma planta elíptica orientada de tal forma que não ofereça resistência aos ventos predominantes. Nos dois primeiros pavimentos da torre projetou-se 1 restaurante executivo e espaço para convenções. Nos 14 pavimentos tipos de 980m2 de planta livre permite desde um lay-out mais tradicional de salas comerciais até projetos mais arrojados de escritório paisagem. No último pavimento localizou-se um café executivo VIP com sala de jogos e vista panorâmica da cidade.

Totalizando 23 pavimentos projetados para a técnica construtiva de vigas e pilares metálicos, laje still deck e fundações em estacas pré-moldadas de concreto.

Atingindo, assim, o coeficiente 4,9 de áreas computáveis conforme legislação municipal.


Casa de Show, 9.700m2 - Curitiba, PR, Brasil - inverno/2005


Histórico do projeto. Tema Casa de Show destinado à avaliação acadêmica na disciplina projetos especiais dirigida pelo professor arq. Milton Naigeboren.

Conceito do projeto. Implantar em um terreno de 10.286m2 à Praça 19 de dezembro um espaço destinado à apresentações e exposições artísticas.

Resolução arquitetônica. O partido foi dar traços que de certa forma remetessem à Arquitetura Modernista característica do bairro Centro Cívico e dar dimensões monumentais a obra para dialogar com as vizinhas do eixo Cândido de Abreu.
A sala de show foi o espaço que fundamentou o projeto os demais espaços foram considerados como “apoio” ao principal. A sala tem dimensões gerais de 40mx31m e pé direito de 20m chegando na “proporção de ouro” 2,06x1,55x1 que possibilita a melhor acústica por minimizar a ocorrência de reflexões em freqüências baixas e médias. Por evitar paredes e cobertura paralelas entre si, diminui as incidências de reverberações sonoras.

Ainda a solução resultou um grande pátio coberto para exposições, abaixo da sala de show.






Emissora de TV Universitária, 8.150m2 - Curitiba, PR, Brasil - primavera/2005

  
Histórico do projeto. Tema elaborado como trabalho de conclusão de curso de graduação orientado pela professora Arqª. M.Sc. Ariadne Dos Santos Daher. Este projeto obteve nota 10 na banca examinadora final composta pelos professores Arqª. Drª. Maria. Da Graça R. Dos Santos, Arqª. M.Sc.Maria. Luisa V. Piermartiri (Isa) e o Arq. Dr. Rivail Vanin de Andrade. Selecionado para representar a Universidade no 18º Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Para formandos em 2005, maio 2006.

Conceito do projeto. Construção de uma emissora de televisão universitária, que vem para aproximar os alunos de Comunicação ao ambiente de trabalho, trazer uma referencia positiva de produção para os profissionais e alunos da área e disponibilizar um espaço adequado para desenvolver as habilidades técnicas e as tecnologias envolvidas nos processos de uma emissora.
Resolução arquitetônica. Ao projetar a emissora levou-se em conta seu caráter alternativo, portanto plantas e aberturas, mostram um aspecto livre e alternativo. Em visita ao terreno foi possível observar rochas aflorando da terra, então como partido foi trabalhada a possibilidade de que os blocos “estúdios” poderiam remeter a esse aspecto. A edificação está inserida cuidadosamente em um bosque de mata nativa. Então para minimizar esse impacto optou-se por diluir o programa em blocos e utilizar lajes-jardim para camuflar partes da edificação, foi criado também pontos que pudessem servir de observatório dessas paisagens.

As aberturas representam rachaduras e fendas nestas supostas rochas, para o paisagismo foram utilizadas árvores nativas da região sul do país e espécies indicadas para lajes-jardim. O dutos de ventilação do subsolo tem aspectos brutos dados pelo seu revestimento de placas de cobre.